segunda-feira, 29 de junho de 2009

O Período do Estágio.......










O estágio no Centro Educacional Professor Brito, iniciou no dia 11 de maio 2009, ficamos na turma do ciclo do 4º ano do ensino fundamental, no período vespertino. O estágio foi um grande desafio que enfrentamos todos os dias durante este um mês, o qual ficamos na regência da sala de aula. Pois, tivemos que conquistar a confiança, o respeito, mostrar aos alunos que naquele dias estávamos substituindo a sua professora.









A primeira semana foi de adaptação período muito difícil, pois os aluno não viam Eu e Eliana como suas professoras, muitos não queriam fazer as atividades, não aceitavam ajuda. Essa situação faz com que você se senta uma estranha na sala de aula. Com isso, percebemos que as crianças não aceitaram de início que outras pessoas ocupem o espaço de seu Professor.




Assim, conseqüentemente, houve o desinteresse das crianças, em realizar as atividades que levávamos para elas. Lidar com essa situação foi muito frustrante, pois passávamos nossas noites buscando atividades que pudessem ser diferentes, quais facilitassem a aprendizagem destes alunos. Mas na sala de aula o que encontrávamos era a resistência em fazer as atividades e acabava que não conseguíamos fazer como planejado, simplesmente, porque tínhamos que interromper a aula para reclamar o tempo todo e pedir para prestarem atenção.


A realidade da escola pública hoje é complexa, pois você entra numa sala e encontra crianças em níveis de alfabetização diferenciada como: pré-silábico alfabético, silábico e alfabetizadas. Com essa situação o estagiário inicia a vivenciar um conflito, pois surge o pensamento o que fazer em apenas um mês ? Que trabalho realizar? Privilegiar quem? Os que sabem ler e escrever ou os que ainda não sabem? Vivemos um período de angustia que tentamos superar no decorrer do estagio.






Na primeira semana trabalhamos com Monteiro Lobato seus contos e fábulas, apesar das dificuldades conseguimos passar as informações que planejamos ensinar. Tivemos várias atividades durante a semana e uma delas foi o Filme sobre as personagens do conto do Sitio do Picapau Amarelo. Encerramos a semana com uma apresentação no auditório em que fizemos o escritório de Monteiro Lobato e expomos a sua vida e também tivemos a apresentação dos principais personagens do Sítio do Picapau Amarelo, é D.Beta, Emilia, Saci e Anastácia.





A segunda semana foi de Receitas, a qual as crianças adoraram. Levávamos a comida e apresentávamos a receita e depois degustávamos a receita apresentada. Os alunos adoraram a receita da massa de modelar, a receita do brinquedo bate e volta. Percebemos que nessa semana os alunos estavam mais adaptados com a nossa presença. Porém, ainda tivemos que lidar com a indisciplina, a violência, o desrespeito. Pois, passávamos mais tempo reclamando, chamando atenção, dando lição de moral, do que ensinando o conteúdo de outras disciplinas.







Isso é preocupante. Pois, as crianças já estão habituadas a uma rotina, que quando o professor leva atividades mais dinâmicas, inovadoras que fogem da linha tradicional para sala de aula os alunos não conseguiram interagir com o novo, e assim não atingindo os objetivos de determinada atividade no processo de aquisição da aprendizagem.








O ambiente escolar é um espaço de socialização, interação, onde ocorrem diversas aprendizagens, porém o que vimos na sala em que estagiamos é que as crianças apesar de conviverem um período do dia diariamente, possuem dificuldades de se relacionarem, por isso, fizemos uma dinâmica para trabalhar afetividade entres eles, assim colocamos em uma caixa várias perguntas do conteúdo de uma disciplina trabalhado, e incluímos ações que os alunos deveriam fazer entre eles, exemplo, se abraçarem, cantar um música com o colega. Foi muito interessante apesar de que de início os alunos não queriam fazer, mas depois eles ficavam ansiosos para chegar a sua vez de realizar o pedido que eles pegariam na caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário