segunda-feira, 29 de junho de 2009

Estagiário sujeito pesquisador


Adentrar a sala de aula na condição de estagiária é sempre uma experiência para mim desconfortante, pois sei que terei de enfrentar situações inesperadas. Porém, percebo que a experiência do Estagio é de extrema importância para a formação do futuro profissional de Pedagogia, pois é no estágio que nos damos conta de que levamos conosco uma espécie de bagagem teórica aprendida no decorrer do curso, nas disciplinas as quais nos faz conhecer, teoricamente, os vários elementos que compõem o contexto escolar. Assim, neste período percebemos que nos tornamos pesquisadores, quando socializamos com os nossos colegas as experiências de nossas angústias, dificuldades, problemas e também as alegrias advindas das ações que deram certo no estágio. Com isso, promovemos discussões contendo reflexões criticas sobre a situação da realidade das instituições educacionais pela situação vivenciada. E é também, neste período de Estágio na regência, que agimos por meio de tentativas, o estagiário estar sempre em busca de estratégias que incentivem ao aluno o gosto de aprender, assim tentando promover a melhora do ensino e da aprendizagem. Portanto, o estágio nos possibilita a aprender a refletir criticamente sobre a prática pedagógica não só dentro da sala de aula, mas fora dela na construção do sujeito consciente de sua formação profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário