quarta-feira, 18 de março de 2009

Projeto Rondon


Recentemente, um mês atrás, tive a oportunidade de viver uma experiência que deixou-me muito feliz como estudante de Pedagogia da Uesb. Fui selecionada para participar do Projeto Rondon. As ações foram tanto na área de educação quanto de saúde, incluindo curso de Capacitação de Professore, e também Agentes Comunitários de Saúde, como também muitas outras ações realizadas por todos os estudantes, juntamente com os professores responsáveis.





Parti
cipar desse projeto teve um significado de realização de um grande sonho. O de fazer parte de um projeto de extensão, que unindo profissionais da educação e da saúde, para informar e ajudar a comunidade, conforme suas necessidades. Essa relação de inter-relacionar saúde e educação, contribui para uma aprendizagem muito significativa e enriquecedora. Pois, para mim, que sou estudante da área de educação, poder trabalhar em conjunto com estudantes da área de saúde, me fez enfrentar desafio , aprendendo informações novas sobre assuntos, os quais, não teria a oportunidade de ver na área de educação.





“A Universidade, quando se engaja e incentiva projetos que atuam na comunidade,resgata sua missão social, possibilitando a construção da cidadania e a sistematização do conhecimento que é criado dentro e fora dela.”( FALÇÃO,1996)



Essa experiência oportunizou o contato com a comunidade da cidade de Teresina de Goiás, no Estado de Goiás. Experiência maravilhosa e encantadora. Pois, poder observar e atuar na comunidade percebendo a importância do respeitar o saber popular, faz-nos compreender que ao sair dos muros da Universidade e adentrar num projeto como esse ,seja, nacional ou local,
contribui não só para o crescimento profissional, mas também pessoal do discente.





Pois, no momento em que a Universidade interage com a Comunidade respeitando os costumes e saberes populares, ocorre a trocas de conhecimentos, sendo ensinados valores e culturas, estimulando o enriquecimento da formação do futuro profissional, sendo construído por valores humanísticos e éticos, com também, ampliando a sua visão sobre as questões sociais.







Hoje, vejo o quanto Jequié e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, foram e ainda são importante para a minha formação, seja pelas experiências profissionais quanto pessoais, aqui enfrentadas. Das pessoas que aqui conheci grandes mestres, grandes amigo. Isso me faz refletir e dizer: valeu a pena estar aqui, e ter ficado por um tempo longe de casa!!!!

2 comentários:

  1. Itamara
    Fico muito feliz de saber que as experiências vivenciadas por você aqui em jequié te fizeram crescer como profissional e como pessoa.
    Grande beijo
    Edjane

    ResponderExcluir