domingo, 5 de abril de 2009

O Diagnóstico e a Preparação do Projeto " Descobrindo o Mundo Mágico das Palavras através do Lúdico"

O Centro Educacional Professor Brito é localizado numa área da periferia da cidade de Jequié, na cidade de Jequié-Bahia, que atende, principalmente, crianças da classe popular contendo diversas realidades. Foi realizada o período de estágio de observação que durou de 30 de março a 3 de abril de 2009, com a finalidade de conhecer melhor a realidade cotidiana no ambiente escolar.

Conhecemos o contexto educacional em que se encontra a instituição escolar, as práticas docentes, o processo educativo dos alunos, sua relação com o espaço e com os profissionais que atuam no ambiente escolar; o recreio; o comportamento dos alunos, o planejamento e gestão escolar.

A turma que eu e Eliana - minha parceira de estágio- iremos assumir no período de regência possui 25 alunos, sendo o 4º ano do ciclo de formação humana, Ensino Fundamental I, tendo as crianças faixa etária de 8 a 9 anos. A turminha é bem heterogênia e participativa, apesar das dificuldades de leitura e escritas enfrentas pelas crianças.

Após, analisarmos a realidade encontrada, escolhemos qual o tema do projeto, o qual iríamos desenvolver. Deste modo, no período de 04 de abril a 10 de maio, o nosso trabalho é de elaboração do projeto que aplicaremos na escola. Sendo colocado em prática no período da regência, que será 11 de maio a 5 de junho de 2009, com o intuito de atender as exigências da disciplina Prática Pedagógicas do Ensino Fundamental, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, sendo orientado pela docente Edjane Novais.

Percebendo que a necessidade da instituição é trabalhar com um projeto que incentive a leitura, por meio do contato com a diversidade textual. Para que haja a aquisição da aprendizagem do ato de ler, influenciando na melhora da escrita.



Logo, eu e Eliana - parceira de estágio, desenvolvemos o projeto, Descobrindo o Mundo Mágico das Palavras através do Lúdico, com a proposta de estimular a leitura e a escrita, tendo o contato com diversos tipos de textos, com o intuito de influenciar na formação de crianças letradas e críticas, pois sendo capazes de compreenderem o que lêem independente da linguagem verbal ou não-verbal, habilidade que, atualmente, são necessárias para a atuação do sujeito ativo na sociedade.

Um comentário:

  1. Mara, seu blog está muito interessante. Bastante informativo. Só não gostei da "periferia"rsrsrsr

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